O dia que recebi o diagnóstico, foi indiscutivelmente o momento mas difícil da minha vida... e passar pelo tratamento também. Eu mal esperava por tudo que estava por vir, não conseguia imaginar, e não tinha se quer algum manual de instruções de como seria dali pra frente. Por mais que muita gente já tenha passado por isso, é diferente para cada um. Eu estava no escuro.
Com o diagnóstico veio o medo, o esgotamento, os dias difíceis…
Mas, no meio de tudo isso, vieram as pessoas. Gente que escolheu estar, que não soltou, que acreditou em mim quando eu mesma não conseguia. Presenças que me sustentaram, palavras que me confortaram, uma torcida silenciosa e constante.
Foi ali que entendi a força do cuidado. E que minha vitória não era só minha. Se eu vencesse, um monte de gente vencia junto também. Bem alí, no meio do caos, descobri um amor que me atravessou, e era muito maior do que eu imaginava ser possível.
Esses dias, me mandaram um texto que dizia:
“O cuidado trata. O amor cura”
E tudo começou a fazer mais sentido.
Aqui, existia uma vida antes do câncer.
Também existiu vida durante ele…
E agora, oficialmente, existe vida depois.